QUANDO A CRIOTERAPIA É INDICADA?

A crioterapia é um processo terapêutico que trata lesões através do congelamento de tecidos e células. Geralmente esse resfriamento rápido é feito com nitrogênio líquido a uma temperatura de -195,8ºC e é esse congelamento que provoca a destruição do tecido lesionado, alterando a resposta imunológica na região. Essa aplicação pode acontecer de duas formas: através de spray que borrifa o nitrogênio diretamente no tecido ou por ponteiras que são encostadas na pele.

 

Falando assim, pode parecer um processo agressivo, certo? Mas, ao contrário, o método da criocirurgia é seguro, eficaz, rápido e limpo, por essas razões é uma técnica amplamente utilizada na dermatologia.

 

Criocirurgia como tratamento

 

A crioterapia ou criocirurgia pode ser indicada tanto como tratamento exclusivo quanto como um auxiliar a tratamentos medicamentosos ou até outras intervenções cirúrgicas. O método é uma excelente opção para evitar o uso de bisturis elétricos, bem como para pacientes idosos ou que tenham pânico de cirurgias convencionais.

 

O tratamento pode ser indicado para uma grande variedade de lesões de pele, de maior ou menor complexidade. Vamos conhecer algumas dessas doenças juntamente com o método mais adequado de aplicação.

 

Dermatoses infecciosas

 

Verrugas virais causadas pelo HPV são um grande desafio terapêutico, sendo a crioterapia uma boa opção para sua eliminação. A literatura médica recomenda a aplicação de nitrogênio líquido com spray aberto, cones de proteção e hastes com pontas de algodão, variando entre 10 a 30 segundos.

 

O herpes simples também causa lesões tratáveis pela crioterapia juntamente com antivirais. Uma aplicação por poucos segundos do spray congelante é capaz de promover uma resposta inflamatória local que pode reverter o ciclo recorrente do vírus.

 

A dermatose molusco contagioso manifesta lesões que progridem rapidamente. O tratamento convencional é a curetagem, mas muitas vezes é uma técnica dolorosa para o paciente. Por isso, a criocirurgia é uma boa opção. A aplicação pode ser feita em jato aberto, com pontas de aberturas pequenas durante poucos segundos. Outra forma é através de aplicadores com pontas de algodão embebidas com o nitrogênio e colocadas sobre as lesões.

 

Os pacientes com lesões do Sarcoma de Kaposi também podem se beneficiar da crioterapia. Com a aplicação de spray ou sondas fechadas por até 30 segundos ou ciclos de congelamento-descongelamento, a técnica de criocirurgia apresenta resultados de destaque dentre outros métodos, oferecendo uma boa evolução cicatricial.

 

Mas, claro, esses são só alguns casos onde a terapia pode auxiliar no tratamento. Existem outras dermatoses, incluindo micoses, parasitoses e outras lesões, que demonstram reagir bem ao processo de congelamento.

 

Cuidados pós-cirúrgicos

 

Por ser um tratamento que causa a morte do tecido através do congelamento, a crioterapia precisa ser aplicada por um médico dermatologista habilitado, do contrário, o paciente pode experienciar sérias consequências desagradáveis.

 

Dito isso, logo após a aplicação, o paciente precisa esperar pelo menos duas horas para praticar alguma atividade física e tomar banho. Também é aconselhável não utilizar cosméticos que não sejam prescritos pelo médico, fazer a limpeza da pele com sabonete neutro e aplicar protetor solar sempre que sair de casa.

 

Naturalmente, a pele vai formar uma “casquinha” no local e é muito importante que o paciente espere que ela caia naturalmente, do contrário, outra lesão pode acontecer. No mais, a pele pode continuar sensível por um tempo, mas logo voltará ao normal.

 

E qual é o melhor equipamento?

 

Bom, agora que você já está familiarizado com o método e algumas indicações, vamos aos equipamentos. Como em todo o procedimento médico, o profissional precisa ter em mãos aparelhos próprios para essa atividade. Entre os quais podemos citar o botijão de nitrogênio, criocautério, spray, ponteiras, sondas, acessório limitador de área e extensores.

 

Assim como é importante que o paciente saiba escolher um médico qualificado, o médico tem que prezar pela qualidade do material utilizado. Escolher produtos que combinem praticidade, segurança e tecnologia pode se tornar uma tarefa fácil quando você tem parceiros de confiança no mercado.

 

A PROCURA

 

A ProCura Equipamentos Médicos nasceu há 22 anos com o objetivo de oferecer soluções completas em equipamentos médicos sem esquecer do propósito principal da medicina: cuidar e preservar vidas. Em nosso e-commerce você encontra produtos de qualidade com o melhor custo benefício e consultores prontos para te ajudar.

 

Acesse nosso site e conheça todas as nossas facilidades.