CRIOCIRURGIA: O DIFERENCIAL NO ATENDIMENTO VETERINÁRIO
As doenças dermatológicas em animais domésticos muitas vezes podem passar despercebidas, mas com a modernização de novos métodos e equipamentos médicos, oferecer diagnósticos cada vez mais precisos e tratamentos mais eficazes ficou muito mais prático.
Atualmente, problemas de pele são responsáveis por até 60% das visitas aos consultórios, por isso a dermatologia é uma especialização que vem ganhando cada vez mais espaço dentro da medicina veterinária.
Portanto, estar por dentro das inovações da área e conhecer as opções de tratamento são fatores muito importantes para manter a boa saúde dos pequenos pacientes e também para o desenvolvimento da sua carreira.
O que são dermatopatias?
São as doenças que afetam o tecido externo dos seres vivos, no caso dos vertebrados, a pele. Elas podem surgir em decorrência de vários fatores: alérgicos, fúngicos, parasitários, infecciosos, bacterianos, autoimunes, metabólicos, endócrinos, congênitos, hereditários e muitos outros.
Fungos que se alojam na pele do animal provocando micoses; proliferação de bactérias; presença de parasitas que causam alergias; doenças autoimunes que atacam o próprio sistema do animal; formação de tumores benignos e malignos.
A lista de dermatoses que levam os tutores a procurar ajuda médica é longa e cada uma delas apresenta características distintas, com mais ou menos riscos para o animal. Dentro de suas especificidades, essas doenças exigem tratamento medicamentoso e, algumas vezes, intervenções cirúrgicas. Nesse contexto, surge a crioterapia como uma importante opção.
Crioterapia como tratamento
A terapia utiliza uma técnica de congelamento por nitrogênio líquido em lesões cutâneas, promovendo a renovação dos tecidos da pele. Na veterinária, a crioterapia é mais utilizada em lesões externas e de várias gravidades, desde tumores à remoção de verrugas.
Por ser um tipo de cirurgia mais rápida, menos invasiva e com pós-operatório mais tranquilo, a criocirurgia é uma das mais indicadas em tratamentos veterinários. E, por ser um procedimento ainda raro em consultórios e com baixo custo, pode ser um diferencial importante no seu atendimento.
Destaque-se no mercado
Antes de começar a atuar na área, é de extrema importante que o médico veterinário se especialize. Concluir cursos, participar de eventos voltados para o tema e trocar experiências com outros profissionais são algumas formas de desenvolver as habilidades necessárias.
Depois é preciso que o seu consultório atenda aos princípios técnicos. Equipamentos seguros, com qualidade reconhecida e com a manutenção em dia são o básico para qualquer procedimento médico. Na criocirurgia não seria diferente, certo?
Um kit completo para a criocirurgia, com aparelhos e acessórios, costuma conter em torno de sete itens: o próprio aparelho compressor, botijão para armazenamento e transporte do nitrogênio líquido, a carga do químico em questão, um pescador de nitrogênio, um kit de ponteiras de aplicação e extensores, régua de medição e, para maior conforto e segurança, uma bolsa de transporte.
Como a ProCura pode ajudar você?
A ProCura Equipamentos Médicos oferece uma grande variedade de equipamentos avulsos, acessórios e kits completos para a prática da criocirurgia. Além de também contar com uma equipe pronta para assessorar você durante a compra, métodos facilitados de pagamento e assistência técnica especializada.
Além disso, a ProCura ainda tem uma novidade para que você, médico veterinário, seja um profissional ainda mais completo e possa utilizar a criocirurgia na rotina da sua clínica. Na compra do Package Cryogun Completo em nosso e-commerce, você ganha a inscrição integral para o curso de Criocicurgia Online, com o Profº Drº Jorge Luiz Castro, professor na PUCPR.
Essa oferta é por tempo limitado, mas você pode conhecer todos os nossos produtos a qualquer momento acessando o nosso site sempre que quiser.