O QUE A MEDICINA TEM A VER COM MARKETING?

O marketing é uma atividade que visa divulgar, fortalecer e criar valor de uma marca, produto e serviço. Falando assim, ele parece estar ligado mais a um bem material do que à saúde, certo? Bom, não é bem assim.

Para ser um profissional de sucesso, o médico deve ter uma formação de excelência, com especializações constantes, ter um consultório equipado e prestar um atendimento de qualidade. Mas tudo isso não será o suficiente se o seu potencial paciente não conhecer você.

A medicina é uma carreira nobre, claro, mas ainda assim o médico precisa se diferenciar dos demais para conseguir pacientes. Ou seja, a sua marca deve chamar a atenção das pessoas.

E é neste ponto em que as duas profissões se encontram. Muito embora os termos sejam diferentes entre si – marca, cliente, produto -, a necessidade é uma só: conseguir prosperar em um mercado muito competitivo.

 

POR ONDE COMEÇAR?

Como todo planejamento, comece pelo começo. Pense em como o mercado está como um todo, faça um reconhecimento da concorrência e localize onde você está inserido. Conhecer bem o que o resto do mercado está fazendo serve como um guia para que você identifique onde ficou para trás e, principalmente, a entender onde você se diferencia dos outros.

O próximo passo é conhecer o seu público. Sexo, idade, situação socioeconômica, comportamentos e hábitos de consumo são informações que vão servir na construção da sua comunicação com as pessoas.

Depois, saiba quais são os seus diferenciais. O que chama mais a atenção do público que você quer atrair? Sua especialidade, localização do consultório, experiência de mercado, atendimento diferenciado? Isso deve ser utilizado na sua estratégia de marketing, como uma forma de se destacar e estar um passo à frente.

 

QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO

INVISTA EM SEU SITE

Depois de dar o primeiro passo e de ter essas informações coletadas, é hora de colocar a mão na massa. Em outras palavras: aparecer. Façamos um exercício de imaginação. Quando alguém precisa encontrar alguma informação, qual é o primeiro lugar em que se procura? Na internet, claro.

Nessa situação, um site funciona como um cartão de visitas. É lá que o paciente em potencial vai ter a primeira impressão do seu trabalho, encontrar as informações que precisa e, se for o que ele precisa, marcar uma consulta.

Invista em criar um site organizado, com informações claras, navegação intuitiva e layout limpo. Além de ser atrativo para quem o acessa, esses pontos também ajudam para que ele seja bem ranqueado em sites de busca.

 

ESTEJA NAS REDES SOCIAIS

 Quando falamos em marketing digital é inevitável lembrar das redes sociais. E isso não é à toa. Os aplicativos de relacionamento detêm um público gigantesco sendo um importante meio para divulgar seu trabalho e expandir o seu mercado.

Assim como no site, suas redes sociais precisam ter informações claras sobre onde encontrar sua clínica, sua especialidade e formas de entrar em contato. Além disso, invista em uma identidade visual marcante e que esteja de acordo com as diretrizes da rede.

Depois da página criada, a mantenha atualizada com conteúdo relevante e de interesse do seu público. E não esqueça de interagir frequentemente com as pessoas, respondendo comentários, críticas e sugestões. Lembre-se que ali é um local para estabelecer relações, atraindo novos pacientes e fidelizando os antigos.

 

ATENÇÃO REDOBRADA COM AS NORMAS

O Conselho Federal de Medicina estabelece regras de atuação para a conduta médica e, embora não proíba a publicidade dos serviços, estabelece algumas normas para essa divulgação.

Por isso, antes de pôr em prática sua estratégia de marketing, esteja a par de todos os direcionamentos do CFM na Resolução que trata da publicidade e dos limites éticos para a atuação pública do médico. Você pode acessá-la na íntegra aqui.

Depois de seguir todos esses passos, você já está pronto para começar a investir no seu marketing médico. Cerque-se de bons profissionais para auxiliá-lo nessas demandas e siga o plano traçado. Com um pouco de investimento de tempo e cuidado, os resultados começaram a aparecer.

 

PROCURA MED

ProCura MED nasceu com o objetivo de oferecer soluções completas em equipamentos médicos sem esquecer do propósito principal da medicina: cuidar e preservar vidas.

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